A partir da chegada do bebê, vai existir uma grande adaptação da família, um período de estresse enorme, mesmo quando a criança é planejada e desejada.
A verdade é que, por mais que a maternidade seja uma experiência única e enriquecedora, ela também é muito solitária. Culpa toda dos nossos hormônios, e como diz a minha ginecologista, a baixa existe mesmo!
Mesmo que a mãe tenha assistência da babá, do marido, da mãe ou da sogra, sabemos que este é um período de muito aprendizado, não só pelo ofício de ser mãe, mas sobre si mesma. Isso para umas é desafiador e turbulento. Sair da correria do dia a dia, a vida dinâmica que a mulher moderna tem, as noites mal dormidas e em alguns casos não dormidas, afeta e muito o estado emocional da mulher nos dias e meses seguintes ao nascimento.
Então o que eu tenho a dizer é:
- Seu bebê enquanto estava na sua barriga, conheceu todos os sons do ambiente em que você vive, claro que em uma proporão menor. Então, ele vai sentir se ao nascer você eliminar os sons do ambiente.
- Saia e converse com os seus amigos, não fique presa o tempo todo em casa. Este contato com pessoas, o carinho, o apoio social é muito importante neste período.
- Vá ao shopping com o seu bebê. Você vai encontrar muitas mães passeando com os seus bebês e irá perceber que elas passam pelos mesmos sentimentos que você.
E digo mais, você vai se sentir uma maluca se ao sair para ir ao shopping, o dia estiver frio e chuvoso. Vai achar que só vai dar você com seu bebê no shopping. Vai descobrir que não é louca não. Você é tão normal quanto estas mães que estão lá e quanto as que já tem seus filhos criados.
E a mais sábias de todas das dicas que você irá receber é a dica das nossas mães: "Siga sempre o seu coração". Só você sabe o que você e seu filho precisam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário